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Método Científico: como trabalhar?

Depois de algumas semanas sumidinha por aqui (afinal, estava de férias! hehehe), voltei com o gás total para mais um ano letivo!
No primeiro post do ano de 2022, quero compartilhar com vocês duas possibilidades de trabalhar o Método Científico na sala de aula. Afinal… independente se aquela turma já foi minha no ano anterior, eu SEMPRE começo as minhas primeiras aulas revisando o método científico!

Uma das primeiras coisas que eu faço ao receber a coleção de livros didáticos no começo do ano, é dar uma olhada no sumário em busca da explicação do método científico… e eu fico CHOCADA, que nesses quase nove anos de docência, eu encontrei em quatro livros (no máximo) essa parte introdutória da ciência, apenas nos livros do 6º ano. Eu fico me perguntando, como uma professora em início de carreira, vai ter a noção da importância de trabalhar o método científico, se no livro didático que ela recebe, não vem esse conteúdo? Porque convenhamos… quando estamos nos nossos primeiros anos como professora, nos apegamos MUITO ao livro didático, então…acaba que a maioria vai seguindo a sequência do livro e aí que vem a cilada…

Compreender a importância dessas etapas é fundamental para que o aluno entenda como que a ciência funciona, que ela não têm uma fórmula exata, de que é necessário seguir “passos”, mas que também, esses “passos” podem ser alterados no meio do caminho (voltar e reformular a hipótese)… então, se você é professor em início de carreira, saiba que uma boa aula fundamentada nesse método, faz toda a diferença para o seu aluno!

E se você já é professor há um bom tempo, a dica é que inicie seu ano letivo com esse tópico! Relembre junto com seus alunos as etapas, não vai levar mais de 20 minutos e vai ser bacana ver se os alunos lembram desse conteúdo!

Etapas do Método Científico – produzido no Canva

Uma outra curiosidade em relação aos livros didáticos que eu percebi, é que muitos não seguem um “padrão” de termos em relação a nomenclatura. Por exemplo: na segunda etapa, encontramos a descrição como “faça uma pergunta” ou “problema”, então fica a seu critério escolher qual vai utilizar. Mas lembrando que é importante você explicar isso aos seus alunos também!

Espero que já tenha te convencido a importância de trabalhar esse conteúdo nas primeiras aulas, então, vamos para as dicas?

Hoje eu trouxe dois materiais, que você pode baixar de forma gratuita para utilizar em sala!
Já comentei cada um deles lá no instagram, mas hoje eu trouxe no blog, para deixar mais organizado e você poder consultar, quando precisar! Mesmo eles abordando um assunto semelhante, a forma de trabalhar, é diferente… então vou explicar para vocês cada um…

Método Científico Abre e Fecha
Essa atividade demanda um pouco mais de tempo de execução mas eu gosto muito dela. Se você for desenvolver essa atividade com o sexto ano, eu já super indico você fazer junto com eles…

Essa atividade demanda um pouco mais de tempo de execução, mas eu gosto muito dela. Se você for desenvolver essa atividade com o sexto ano, eu já super indico você fazer junto com eles… como é tudo novo, eles acabam se perdendo na hora da execução.
Ao baixar o molde, você irá precisar recortar toda volta dele e fazer a montagem, devendo ficar igual a imagem acima! É bem fácil… dobre os vincos e forme “seis janelinhas”!
Cada janelinha corresponde a uma etapa do método científico. Nesse momento, existem duas possibilidades de atividade: solicitar que os alunos descrevam o que ocorre em cada etapa OU você entregar para os alunos um fragmento de um texto que relata algum experimento (vou deixar disponível para vocês o “Experimento de Redi”) e pedir para eles escreverem nas janelinhas correspondentes cada etapa do método científico. Eu acho essa segunda alternativa bem bacana, já que além de trabalhar o método, você também ensina sobre um experimento que aconteceu na história da ciência!

Clique aqui para baixar o molde do Abre e Fecha.
Clique aqui para baixar o texto do Experimento de Redi.


Método Científico – tubo de ensaio
Solicite para o aluno colocar em ordem correta as etapas, e peça para que eles descrevam uma síntese do significado de cada passo do método científico.

Clique aqui para baixar o molde.

Espero que essas dicas lhe ajudem no planejamento inicial das suas aulas esse ano!
Até o próximo post!

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  • Cintia

    Adorei a 💡
    Parabéns…
    Já quero fazer com meus pequenos 🥰🥰

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  • Marcela

    Ótimas ideias. Ainda não estou em sala, mas sempre salvo conteúdos que me inspira.

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  • Lais Gaulke

    Que maravilhoso!!!

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  • Camila

    Adorei essa ideia de Iniciação Científica obrigada.
    Queria saber se pode ser aplicado com o 9 ano ou é mais voltados para o 6 ano ?

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    • Thais

      Camila, eu indico utilizar em todas as etapas do Ensino Fundamental 2! 😍

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  • Vanessa

    Adorei o material, vou usar já! E adorei mais ainda você ter colocado nos passos a partir de compartilhar os resultados. Infelizmente na maioria das imagens do google e livros essa parte não existe, sempre tenho que editar. Sabemos que a publicação e divulgação científica são muito importantes!

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    • Thais

      O resultado da pesquisa precisa chegar para todos, inclusive a população… por isso a importância da divulgação científica!!!

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  • Mariana Fonseca

    Amei as dicas, realmente nas apostostilas em que trabalho não consta esse material.
    Utilizarei muito, já vou baixar!

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  • Erica Abrantes

    Adorei o post e o compartilhamento das atividades!

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  • Nara Rúbia

    Simplesmente amei todas as ideias!!

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