Material (gratuito) de Sistema Muscular!

Kialo-edu, o site que todo professor precisa conhecer!

Impulso Nervoso Lúdico!

Newsletter

Receba por e-mail todas as novidades!

Triminó celular – aprenda a jogar!

90% dos professores (baseado no meu achismo hehehe) gosta de dar aulas de Células! Não é mesmo? Tenho certeza que você está balançando a cabeça aí do outro lado, concordando comigo.
Com a mudança da BNCC, tivemos que nos adaptar para transpor esse conteúdo para alunos do 6º ano, que antes… só trabalhávamos no 7º ano! Um desafio ainda mais difícil! No meu ponto de vista, além de eles não terem base científica para compreender as organelas e suas funções, falta ainda um pouco de maturidade escolar! Afinal, eles estão passando por uma grande mudança, não tem como exigir muito mesmo!

Mas porque entrei nesse assunto? Porque agora temos o desafio de criar novas metodologias para trabalhar esse conteúdo nas nossas aulas. Existem várias práticas que podemos utilizar no ensino de citologia, como a célula comestível, baralho celular, modelo didático… eu confesso que já utilizei todas! Mas eu sempre fico me perguntando, como podemos inovar? Foi aí que tive a ideia de adaptar o jogo Triminó para o conteúdo de células!

Ele funciona como um dominó, só que as peças ao invés de retangulares, são triangulares! E aí que a brincadeira fica divertida!

O objetivo do jogo Triminó é encostar as peças umas nas outras, obedecendo ao critério de combinação entre as organelas e suas respectivas funções. Ele pode ser jogado em modo solo ou em equipe.

Triminó montado!

É um jogo barato, porque é só baixar, recortar e jogar! E se você plastificar as peças, é um material pedagógico que durará anos!

Bom… é isso Profs…espero que tenham gostado dessa sugestão de atividade!

Bom… é isso Prof! Espero que tenham gostado dessa sugestão de atividade!
Se interessou e quer aplicar esse jogo com seus alunos? Corre lá na minha lojinha que esse material está disponível para download!



Beijos e até a próxima!

Comente este post!