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Ficha médica – ensino de viroses e bacterioses!

Você começa a planejar suas aulas da semana e quando virá a página do seu livro didático percebe que você precisa explicar uns dez ciclos de doenças virias e bacterianas na próxima aula, Você começa a planejar suas aulas da semana e quando vira a página do seu livro didático, percebe que você precisa explicar uns dez ciclos de doenças virais e bacterianas na próxima aula, incluindo sintomas, tratamento e profilaxia (nesse momento, você já dá uma surtada básica e logo em seguida se recompõe). Isso tudo está acontecendo na sua turma do 7º ano (que geralmente é a que sempre têm mais conteúdo) e que pelas suas contas, você está um capítulo atrasada! (rindo de nervoso!). Cenário desesperador, certo?

Passa ano e vem ano, sempre que começo esse conteúdo no 7º ano, me deparo com essa situação. Eu particularmente gosto muito desse tema, mas eu acho que explicar tooodas as doenças, detalhadamente, fica extremamente exaustivo! Se é para nós professores, imagina para os alunos? Pois bem… foi aí que tive a ideia de criar uma ficha médica, para a simulação de uma consulta hipotética!

Para ficar mais didático, eu vou criar tópicos para te explicar como eu desenvolvi essa atividade e assim você implementar ela nas suas aulas! Vamos lá então?

  • Separe as doenças que você deseja trabalhar. No meu caso, eu listei todas as doenças que meu livro didático abordava e acabei complementando com outras (coloquei logo abaixo uma lista que pode te ajudar). Depois de listar, recorte os nomes, dobrando-os igualzinho fazemos em um amigo-secreto!
  • Separe a sua turma em duplas (ou individual mesmo, caso deseje).
  • Sorteie as doenças para cada uma das duplas!

Atenção: Dê a orientação aos alunos para que eles NÃO contem para ninguém qual foi a doença que eles pegaram, porque se não, toda a parte lúdica acaba indo por água baixo.

  • Depois peça que os alunos simulem um relato de um paciente, contendo seu nome, idade, peso, altura e os sintomas que ele estava sentindo, ou seja, a dupla irá descrever o sintomas da doença que eles sortearam, sem deixar muito evidente!
  • Após recolher essa atividade, você irá fazer a TROCA dessa ficha com outras duplas da sala. Nesse momento, a outra dupla irá precisar descobrir qual doença aquele paciente está se queixando, dessa forma precisará descrever o diagnóstico, agente etiológico, possível transmissão e medidas profiláticas.
  • Em um terceiro momento, você mesmo pode corrigir ou entregar novamente para as duplas que elaboraram o relato fazerem a correção da ficha!
Lista de doenças causada por bactérias!
Lista de doenças causada por vírus!

Relato da minha experiência com essa atividade:

Proooofs, sinceramente, eu acho que essa foi uma das melhores estratégias que já utilizei para

Proooofs, sinceramente, eu acho que essa foi uma das melhores estratégias que já utilizei para trabalhar doenças!
Eu tive um retorno muito bacana dos alunos. Ouvi relatos de vários dizendo que adoraram realizar essa atividade! O único ponto “negativo” dessa proposta é que cada dupla acaba estudando mais profundamente duas doenças…mas no fundo, no fundo… não acho negativo não, porque afinal, é melhor eles saberem com mais detalhes duas doenças, do que dar aulas expositivas abordando todas as doenças e no fim, ele não lembrar de nenhuma, né?

Caso você queira baixar a ficha médica, é só clicar aqui e fazer o download de forma gratuita.
E você Prof? Já fez alguma atividade diferente para trabalhar as doenças bacterianas e virais? Me conta aqui nos comentários!

Beijos, e até a próxima!


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  • Tanise de Oliveira Flores

    Thais!! Parabéns pela elaboração da atividade e obrigada por dividir em forma de texto aqui no blog, ajuda demaaaais os profs que ainda não tem muita experiência na sala de aula, como eu! Me sinto muito mais segura, após ler sobre as atividades. 

    responder
  • Isabela

    Essa estratégia é maravilhosa pra tudo que envolve saúde! Eu fiz praticamente a mesma coisa só que pra falar sobre IST’s, infertilidade e outros assuntos envolvidos, para o 1º ano EM. Deu bem certo. Ainda não tinha pensado em fazer sobre viroses e bacterioses. Esse ano vai ter! Parabéns pelo trabalho <3

    responder
  • Ana Clara Campbell Machado Rodrigues

    Adorei!!!

    responder