Material (gratuito) de Sistema Muscular!

Kialo-edu, o site que todo professor precisa conhecer!

Impulso Nervoso Lúdico!

Newsletter

Receba por e-mail todas as novidades!

Kialo-edu, o site que todo professor precisa conhecer!

Revirando minha memória para escrever esse post, de quando eu era recém-formada e estava atuando como professora na minha primeira turma do 7º ano, lembro-me como se fosse hoje de quando eu propus aos alunos um debate!

Não preciso nem dizer para vocês que foi uma loucura, né? kkkk Lembro-me que o objetivo era discutir os prós e contras dos alimentos transgênicos! No inicio da atividade foi um querendo falar mais alto que o outro, e depois que cada um lia o material que preparou, a discussão que tinha, se encerrava de forma muito rápida, ou também quando o aluno queria debater mais, só que não tinha nenhum argumento e acabava fugindo da proposta, pois ele se embasava na sua própria opinião, e por aí vai… A aula que era para ter durado 45 min, terminou em 15 min. Depois disso…nunca mais tentei novamente… ATÉ conhecer um site, que é o motivo de estar escrevendo esse texto aqui, pois eu precisava espalhar essa “boa nova” para todos os professores que eu conseguir!

Mas antes que eu descreva as maravilhas desse site… quero saber como foi a sua experiência com o uso de debates em sala de aula? Boa? Ruim? Quais foram as suas estratégias? Me conta aqui nos comentários para que possamos fazer trocas de experiências entre profs!

Mas e qual o nome desse site maravilhoso? Chama-se Kialo! Que nada mais é que uma “plataforma de discussão pública criada para facilitar debates fundamentados sobre diversos tópicos online. Desde o seu lançamento, no outono de 2017, eles se tornaram uma comunidade com milhares de debates e milhões de contribuições.”


Resumindo: são criados diferentes tópicos ao longo dos dias no site e as pessoas podem entrar nessas salas e trazer argumentos sobre aquele determinado assunto. O interessante nisso tudo é que, você também consegue comentar nos próprios argumentos dos outros usuários. E os temas são os mais diferentes possíveis, vejam alguns exemplos: Marvel vs DC: qual universo é o melhor?, Se cientificamente possível, os humanos deveriam se tornar imortais?, Deve haver uma renda básica universal?, Os EUA devem pagar reparações pela escravidão? e por aí vai…

E como esse site tem um potencial enorme para a área de educação, eles acabaram criando o Kialo-edu, a qual os professores podem criar e gerenciar um debate para ser utilizado em sala de aula! Nesse espaço, os alunos podem trabalhar de forma coletiva ou individual, você que escolhe!

E hoje vou te ensinar como utilizar essa ferramenta em suas aulas!

Passo a passo para criar seu debate!

  1. Faça login ou cadastre-se no Kialo Edu.
  2. Crie uma discussão Kialo clicando no botão ‘Criar discussão’ no canto superior direito da tela.

Tipos de testes!

Existem dois tipos de testes que você irá precisar escolher! Veja a diferença entre eles:

Teses Múltiplas: quando a pergunta é mais aberta: Por exemplo: Qual é a melhor estratégia para combater mudanças climáticas?”

Tese Única: quando tem um argumento direto, como uma resposta de “sim” ou “não”. Por exemplo: “Não existe livre arbítrio”. (Obs.: Eu particularmente gosto bastante desse formato!)

Configuração das Tarefas!

Uma detalhe bem interessante do Kialo-edu é que você pode direcionar os alunos para atividades específicas! Você que define qual o número total de argumentos que o aluno pode escrever, link para fonte dos seus próprios argumentos e assim por diante… (veja com detalhes na imagem abaixo!)

Compartilhe o debate com os alunos

  1. Clique nas três barras horizontais no canto superior esquerdo da tela para abrir o menu de discussão.
  2. Clique em ‘Configurações de discussão’.
  3. Clique na guia “Convites e permissões”.
  4. Crie um  link de acesso à discussão para os alunos clicarem, e você fazer o envio do link posteriormente!

O site é bem intuitivo Profs! Você vai completar esse passo a passo em poucos minutos…
Uma proposta de aplicação do Kialo na sua disciplina é você fazer uma breve discussão em sala de aula sobre o tema e depois dividir o seus alunos em dois grupos e pedir para eles desenvolverem argumentos relacionados a temática estudada! Ah, importante também é que vocês discutam depois em sala de aula todos os argumentos levantados! Tenho certeza que sua aula será muito legal!

Ah, e ainda dentro da temática de debates, quero te indicar um filme que está no catálogo da netflix, que retrata uma dupla de campeões de debates no colégio que está tentando entrar nas faculdades dos seus sonhos! O filme em inglês chama-se “Candy Jar” e em português chama-se “Doce Argumento”.

Espero que tenham gostado da dica!
Vejo vocês no próximo post! Até mais.

Material (gratuito) de Sistema Muscular!

Material (gratuito) de Sistema Muscular!

ler artigo
Impulso Nervoso Lúdico!

Impulso Nervoso Lúdico!

ler artigo
Viagem aos Biomas brasileiros!

Viagem aos Biomas brasileiros!

ler artigo

Comente este post!