Kialo-edu, o site que todo professor precisa conhecer!

Impulso Nervoso Lúdico!

Sorvete instantâneo (no saco!)

Receba por e-mail todas as novidades!

Assine e receba o Calendário Científico de 2022

Viagem aos Biomas brasileiros!

Preparar o roteiro, arrumar as malas e fazer o check-in do avião… todos esses preparativos antecedem uma das melhores coisas da vida: viajar! Como já dizia o poeta Mario Quintana (1906-1994), “viajar é trocar a roupa da alma!”

Foi a partir desse tema que me inspirei a desenvolver uma das aulas mais marcantes no meu ano de 2021: “A viagem nos biomas brasileiros”. Essa ideia de aula temática surgiu a partir de um problema que estava enfrentando em sala de aula: a desmotivação dos alunos para o estudo de biomas.

Isso porque, de 2020 para 2021, estávamos na transição de novas apostilas para ficarmos de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e muitos conteúdos acabaram sendo redistribuídos para as séries. Logo, o 7º ano (no ano anterior) já tinha estudado todas as características dos biomas e teria que rever novamente, devido à mudança da apostila. Foi aí que tudo começou: “Ah, professora, biomas de novo não!”, “Não gostei de estudar isso!”, “Prof, vamos pular esse conteúdo?”.

Voltei para casa pensativa. Como poderia reverter essa situação? Liguei os pontos e pensei: bioma é “uma área geográfica de grandes dimensões, constituída por um complexo único de ecossistemas como vegetação, solo e fauna característicos e um tipo de clima predominante” – portanto, são lugares que poderíamos conhecer em uma viagem, não é mesmo?

Tinha uma semana para pensar em todos os detalhes da aula e queria que os alunos tivessem uma imersão dentro da história! A proposta foi a seguinte: surgi na sala com uniforme e chapéu de aeromoça, uma mala de viagem e pedi para que todos se retirassem da sala. Entreguei para cada aluno uma passagem área personalizada e expliquei que os levaria para uma viagem inesquecível!

Os slides foram um ponto de apoio muito importante, uma vez que por meio de tópicos eu fui explicando a característica de cada um dos biomas. Para adquirir os slides, clique aqui!

Todos entraram na sala já super empolgados e imersivos na proposta da aula. Apresentei o roteiro de viagem para eles e disse que sobrevoaríamos todos os biomas brasileiros: Mata Atlântica, Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Pampa.

Para produzir as passagens aéreas personalizadas é só acessar o site http://omatic.musicairport.com

Como toda viagem, é muito bacana registrarmos todas as nossas aventuras em um Diário de Bordo. Portanto, como fechamento da aula e checagem da aprendizagem, solicitei aos alunos que  desenvolvessem um diário, no qual descrevessem as principais características dos biomas (e ilustrassem os animais e vegetais que conseguiram observar) para me entregar na próxima aula.

Alguns detalhes importantes: se tiver recursos, você pode deixar a atividade ainda mais personalizada, produzindo uma sacolinha de “snacks” e petiscos para os seus passageiros. Vale lembrar que toda essa simulação que descrevi acima ocorreu em uma aula de 50 minutos.

É uma atividade super acessível que poderá ser o diferencial para suas aulas de biomas nunca mais serem as mesmas. Boa viagem!

Kialo-edu, o site que todo professor precisa conhecer!

Kialo-edu, o site que todo professor precisa conhecer!

ler artigo
Impulso Nervoso Lúdico!

Impulso Nervoso Lúdico!

ler artigo
Escavação de Cookies ops… Fósseis! 🍪

Escavação de Cookies ops… Fósseis! 🍪

ler artigo

Comente este post!

  • Vanessa

    Adoro sua criatividade ! parabéns

    responder
  • Kátia

    Super criativo

    responder
  • Kátia

    Maravilhosa viagem pelos biomas

    responder
  • Ana Paula de Abreu

    Vc é maravilhosa, seus projetos,suas atividades,sua criatividade e animação, faz com que nós saia da casinha e reformule nossas aulas. Sempre faço algo na medida do que posso, pois minha escola e alunos não tem condições, são alunos de fazenda.
    Parabéns por nós motivar e ser exemplo.👏🏻👏🏻

    responder
  • Jéssica Assis

    Incrível essa ideia.

    responder