Kialo-edu, o site que todo professor precisa conhecer!

Impulso Nervoso Lúdico!

Sorvete instantâneo (no saco!)

Receba por e-mail todas as novidades!

Assine e receba o Calendário Científico de 2022

Revisão de Conteúdo: Argolas no Cone!

Tentando cumprir a minha promessa da virada de ano (2020-2021), eu acabei comprando alguns aparelhos fitness para continuar os exercícios em casa, algumas caneleiras e alguns cones de treinamento, que são acessórios muito utilizados na prática de exercícios funcionais!

Pois bem… em um domingo a noite estava pensando em alguma atividade diferente que poderia utilizar como forma de revisão para os meus alunos e meu olhar acabou se voltando para o cone fitness e foi assim que a ideia surgiu!

A proposta é inspirada na brincadeira da argola, super típica das festas juninas, mas com algumas adaptações.

A preparação da atividade começa com a colagem de pontos nos cones. Utilizando o Canva, eu fiz tags com as pontuações de 10, 20, 30, 40 e 50 pontos. Cada pontuação têm a sua cor correspondente e no total foram dez cones, sendo dois de cada cor.

As argolas eu já tinha em casa, então ficou mais fácil… mas você facilmente encontra essas argolas em lojas de R$1,99!

A aplicação de sala funcionou da seguinte forma:

  • Pedi para que meus alunos fizessem a leitura de algumas páginas do livro que abordavam o tema que estávamos estudando no mês (no caso, era sobre o Sistema Único de Saúde – SUS), dei uns 15 minutos para isso.
  • Depois separei a turma em dois grupos (A e B), pedi para os grupos irem para o fundo da sala!
  • A cada rodada, pedi para que dois alunos (um do grupo A e outro do grupo B) fossem para frente da sala e tentassem acertar os cones. Cada aluno recebe uma argola. Ao acertar, o professor faz uma pergunta para o aluno. Caso o aluno acerte, ele ganha a pontuação integral do cone, caso o aluno erre, ele poderá passar para o seu time, tentar responder, mas a pontuação será a metade.
  • Exemplo: Carlos acertou o cone de 20 pontos mas errou a resposta da pergunta e passou a vez para o seu time. O time respondeu de forma correta, logo a pontuação foi de 10 pontos.
  • E você vai chamando os alunos, até que todos consigam jogar!

Dica importante!!!

É interessante você produzir níveis de questões referentes a quantidade de pontuações. Exemplo: 10 pontos – questão super fácil, 20 pontos – questão fácil, 30 pontos – questões medianas, e assim sucessivamente!

Os meus alunos acabaram não tendo muito a mira (hehehe), então deu para jogar uma nova rodada, disponibilizei duas argolas por aluno!!!

Toda essa atividade, eu consegui concluir no tempo de 50 minutos!

A atividade é simples, mas espero que possa te inspirar para as revisões de final de ano!

Beijos e até a próxima!

Sorvete instantâneo (no saco!)

Sorvete instantâneo (no saco!)

ler artigo
Método Científico: como trabalhar?

Método Científico: como trabalhar?

ler artigo
Sistema Solar Fashion Week

Sistema Solar Fashion Week

ler artigo

Comente este post!

  • Chislene Oliveira

    Amei! Como sempre ótimas dicas 😘💞👏🏽👏🏽

    responder
  • Júlia

    Demais! Vou colocar em prática para revisar os conteúdos antes das atividades avaliativas.

    responder
  • Luçamara Beserra Holanda da Fonseca

    Amei prof. Essa atividade vai ser jm sucesso nas minhas aulas. Vou usar agora nessa reta final pra revisar o conteudo.

    responder
  • Thayana

    Que dica maravilhosa!
    Sou muito fã do seu trabalho.

    responder
  • Daiana de Jesus do Rosário

    Eu amei!! Já estou pensando em fazer com meus alunos ;). Sou muito fã do seu trabalho.

    responder
  • Maria Cecília

    Amei a dica, com certeza usarei próximo ano!!!

    responder