Tentando cumprir a minha promessa da virada de ano (2020-2021), eu acabei comprando alguns aparelhos fitness para continuar os exercícios em casa, algumas caneleiras e alguns cones de treinamento, que são acessórios muito utilizados na prática de exercícios funcionais!
Pois bem… em um domingo a noite estava pensando em alguma atividade diferente que poderia utilizar como forma de revisão para os meus alunos e meu olhar acabou se voltando para o cone fitness e foi assim que a ideia surgiu!
A proposta é inspirada na brincadeira da argola, super típica das festas juninas, mas com algumas adaptações.
A preparação da atividade começa com a colagem de pontos nos cones. Utilizando o Canva, eu fiz tags com as pontuações de 10, 20, 30, 40 e 50 pontos. Cada pontuação têm a sua cor correspondente e no total foram dez cones, sendo dois de cada cor.

As argolas eu já tinha em casa, então ficou mais fácil… mas você facilmente encontra essas argolas em lojas de R$1,99!
A aplicação de sala funcionou da seguinte forma:
- Pedi para que meus alunos fizessem a leitura de algumas páginas do livro que abordavam o tema que estávamos estudando no mês (no caso, era sobre o Sistema Único de Saúde – SUS), dei uns 15 minutos para isso.
- Depois separei a turma em dois grupos (A e B), pedi para os grupos irem para o fundo da sala!
- A cada rodada, pedi para que dois alunos (um do grupo A e outro do grupo B) fossem para frente da sala e tentassem acertar os cones. Cada aluno recebe uma argola. Ao acertar, o professor faz uma pergunta para o aluno. Caso o aluno acerte, ele ganha a pontuação integral do cone, caso o aluno erre, ele poderá passar para o seu time, tentar responder, mas a pontuação será a metade.
- Exemplo: Carlos acertou o cone de 20 pontos mas errou a resposta da pergunta e passou a vez para o seu time. O time respondeu de forma correta, logo a pontuação foi de 10 pontos.
- E você vai chamando os alunos, até que todos consigam jogar!

Dica importante!!!
É interessante você produzir níveis de questões referentes a quantidade de pontuações. Exemplo: 10 pontos – questão super fácil, 20 pontos – questão fácil, 30 pontos – questões medianas, e assim sucessivamente!
Os meus alunos acabaram não tendo muito a mira (hehehe), então deu para jogar uma nova rodada, disponibilizei duas argolas por aluno!!!
Toda essa atividade, eu consegui concluir no tempo de 50 minutos!
A atividade é simples, mas espero que possa te inspirar para as revisões de final de ano!
Beijos e até a próxima!
Chislene Oliveira
Amei! Como sempre ótimas dicas 😘💞👏🏽👏🏽
Júlia
Demais! Vou colocar em prática para revisar os conteúdos antes das atividades avaliativas.
Luçamara Beserra Holanda da Fonseca
Amei prof. Essa atividade vai ser jm sucesso nas minhas aulas. Vou usar agora nessa reta final pra revisar o conteudo.
Thayana
Que dica maravilhosa!
Sou muito fã do seu trabalho.
Daiana de Jesus do Rosário
Eu amei!! Já estou pensando em fazer com meus alunos ;). Sou muito fã do seu trabalho.
Maria Cecília
Amei a dica, com certeza usarei próximo ano!!!