Que tal ensinar o conceito de calor e ponto de fusão de uma forma mais saborosa?
Essa é uma prática muito divertida! Os alunos entram (literalmente!) em choque quando eu falo que vou produzir sorvete na frente deles… e sabe o melhor disso tudo? É que você vai utilizar pouquíssimos recursos para essa atividade! Muito bem, então… partiu prática! Logo, você irá precisar de…
Ingredientes
- 1 xícara de leite
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1/2 colher de chá de extrato de baunilha
- 3 xícaras de gelo
- 1/3 xícara de sal
- 1 Ziplock (médio)
- Um saco grande (pode ser sacola de supermercado)
- Colher de plástico (para os alunos comerem depois!)
Modo de preparo
1. Coloque o leite, açúcar e o extrato de baunilha no ziplock e vede bem!
2. Encha o saco maior com gelo e depois adicione 1/3 xícara de sal.
3. Coloque o saco da mistura do leite, dentro do saco grande com sal.
4. Os alunos podem se revezar agitando o saco vigorosamente por cerca de 7 a 10 minutos.
5. E voilà… seu sorvete está pronto!
Explicação científica!
Para a ciência, resfriar significa perder calor. Vale lembrar que calor nada mais é do que a transferência de energia, de um corpo mais quente para um mais frio. A adição do sal ao gelo diminui a sua temperatura de fusão (temperatura na qual uma substância passa do estado sólido para o líquido).
Normalmente, a água congela a 0º graus Celsius, mas quando o sal toca o gelo, reduz o ponto de congelamento para muito mais baixo do que isso. Quanto mais sal, mais baixa a temperatura que o gelo derreterá.
Para que o gelo derreta, no entanto, ele precisa absorver calor. O calor que ele absorve vem do que está ao seu redor. Neste caso, leva calor do ar e da mistura de creme mais quente. A solução de água salgada gelada torna-se mais fria do que 0ºC, sugando o calor do creme e isso permite que o creme congele.