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Sorvete instantâneo (no saco!)

Que tal ensinar o conceito de calor e ponto de fusão de uma forma mais saborosa?
Essa é uma prática muito divertida! Os alunos entram (literalmente!) em choque quando eu falo que vou produzir sorvete na frente deles… e sabe o melhor disso tudo? É que você vai utilizar pouquíssimos recursos para essa atividade! Muito bem, então… partiu prática! Logo, você irá precisar de…

Ingredientes

  • 1 xícara de leite
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1/2 colher de chá de extrato de baunilha
  • 3 xícaras de gelo
  • 1/3 xícara de sal
  • 1 Ziplock (médio)
  • Um saco grande (pode ser sacola de supermercado)
  • Colher de plástico (para os alunos comerem depois!)

Modo de preparo

1. Coloque o leite, açúcar e o extrato de baunilha no ziplock e vede bem!

2. Encha o saco maior com gelo e depois adicione 1/3 xícara de sal.

3. Coloque o saco da mistura do leite, dentro do saco grande com sal.

4. Os alunos podem se revezar agitando o saco vigorosamente por cerca de 7 a 10 minutos.

5. E voilà… seu sorvete está pronto!

Explicação científica!

Para a ciência, resfriar significa perder calor. Vale lembrar que calor nada mais é do que a transferência de energia, de um corpo mais quente para um mais frio. A adição do sal ao gelo diminui a sua temperatura de fusão (temperatura na qual uma substância passa do estado sólido para o líquido).

Normalmente, a água congela a 0º graus Celsius, mas quando o sal toca o gelo, reduz o ponto de congelamento para muito mais baixo do que isso. Quanto mais sal, mais baixa a temperatura que o gelo derreterá.

Para que o gelo derreta, no entanto, ele precisa absorver calor. O calor que ele absorve vem do que está ao seu redor. Neste caso, leva calor do ar e da mistura de creme mais quente. A solução de água salgada gelada torna-se mais fria do que 0ºC, sugando o calor do creme e isso permite que o creme congele

Confira aqui o vídeo dessa prática!

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Comente este post!

  • Eliene

    Te descobri no Instagram e tô apaixonada por suas atividades…sou professora de crianças e adoro ciências ,mas confesso que acho difícil ensinar ciências de forma eficaz…sua atividades são maravilhosas e com pequenas adapcoes podem ser usadas em todas as turmas de fundamental (q é minha área).
    Tô em recesso escola só me deliciando com suas ideias…ócio criativo total!!
    Espero por mais novidades sempre.
    Att,
    Professora Eliene Barros
    Estado do Rio Grande do Norte

    responder
    • Thais

      Oii Eliene!
      Muito obrigada pelo feedback!
      Espero conseguir inspirar ainda mais suas aulas❤️

      responder